Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

2012




O ano da Lua trará questionamentos e afeição

A cada ano, um novo regente. E como não poderia deixar de ser, a chegada de 2012 traz consigo um aspecto bastante curioso. Justo no ano em que profecias alardeiam como o do fim do mundo, a Lua, que indica maternidade, carinho e proteção, é quem ditará as regras! Rápida, próxima do nosso planeta Terra, ela influencia diretamente o nosso dia a dia.
A Lua nos convida a olharmos para dentro de nós mesmos em busca da harmonização do nosso mundo emocional. Como é que você tem se relacionado com os seus sentimentos? Qual parte do seu passado emocional ainda é assustadora para você? O que é que você poderia compreender em relação a sua infância e o que te traria bem estar enquanto adulto? Do que é que, de fato, você necessita para sentir-se em segurança? Como é a expressão da sua comunicação emocional? Estes serão alguns dos questionamentos pertinentes e freqüentes durante o próximo ano.
A Lua governa o signo de Câncer e tudo o que diz respeito ao feminino, não importando se biologicamente somos homem ou mulher, ela é o Princípio Feminino dentro de cada um de nós. A Lua é emoção, é intuição, é a oscilação do nosso humor, é a capacidade de nutrir, é a nossa raiz, é o poder gerador, é cuidado, é a capacidade de nos sentirmos ou não amados. A Lua é a representação da Grande Mãe.
Talvez, a função mais importante relacionada à Lua seja a maternidade, no sentido mais amplo da palavra, sem limitar-se ao processo fisiológico do gerar, revelando a forma como cuidamos e como precisamos ser cuidados. Revela padrões, hábitos e lembranças que inconscientemente trazemos da infância para o nosso mundo adulto.
Nossos interesses pessoais, nossos desejos, nossas necessidades mais variadas, o que nos impressiona, o que nos torna sugestionáveis e fragilizados, tudo isso sofre a influencia direta da energia lunar. Assim, o grande desafio de 2012 é aprendermos a reconhecer tudo isso dentro de nós mesmos, para então trazermos ou mantermos para a nossa vida aquilo que de fato necessitamos.




Influência da lua em cada signo

Áries
Os arianos, tocados em seu coração pela energia lunar, poderão aprender a prestar mais atenção nos seus sentimentos ao invés de simplesmente agirem impulsivamente. Assim, terão como fazer escolhas mais assertivas. O fogo ariano, ao levar em conta os seus sentimentos, poderá ser muito mais duradouro.


Touro
Ao perceberem que a verdadeira segurança está dentro de si mesmo e não nos bens que adquirem, os taurinos poderão mudar um pouco a sua postura perante a vida. Com a influência da Lua, eles poderão olhar para o seu mundo interno e conquistar a segurança a partir do conhecimento das suas emoções.


Gêmeos
Os geminianos poderão ficar mais sossegados e, de quebra, conseguirão parar e escutar o que diz o seu coração. Mas, a influência da Lua não saciará a sua tão conhecida curiosidade. A diferença é que, desta vez, eles poderão se dar o tempo de apreciar o que está em sua alma e, também, de se nutrir de sua própria essência.


Câncer
Câncer é o signo regido naturalmente pela Lua, ou seja, se sentirá em casa ao longo de 2012. As questões familiares e o passado virão à tona com força para serem revisitados e elaborados. Sua necessidade de aconchego será acentuada, mas poderá descobrir dentro de si mesmo o porto seguro que tanto precisa.


Leão
O centro de equilíbrio dos leoninos é o coração, onde habitam simbolicamente os nossos sentimentos. Em 2012, o ano que será regido pela Lua, Estes nativos terão a oportunidade de entrar em contato com esta usina de energia que possui dentro de si e fazer dela a sua grande fonte de aprendizado.


Virgem
Ao invés de ser tão crítico, agindo através da sua razão, os virginianos conseguirão encontrar algumas respostas em seu coração. Aos poucos, eles perceberão como a influência da Lua trará a chance de experimentar compreender as situações que a vida te apresentar sob outro ponto de vista: as suas emoções.


Libra
A busca do equilíbrio em seus relacionamentos terá o reforço positivo da energia lunar, o que o fará observar com mais atenção as suas emoções. Com conhecimento do que se passa dentro de você, suas escolhas poderão ser mais assertivas e satisfatórias.


Escorpião
Suas intensas emoções ganharão um tom ainda mais emocional sob a influência da Lua. Uma maior sensibilidade poderá abrir seu reservado coração e fazer com que a sua entrega se dê a partir da confiança restabelecida a partir do conhecimento dos seus sentimentos.


Sagitário
Seus horizontes poderão se ampliar ainda mais ao se colocar em conexão com as suas emoções e considerá-las tão importantes quanto o mundo das ideias e as filosofias que acompanham o caminhar de sua vida. Os sagitarianos experimentarão fazer dos seus sentimentos, o seu mestre durante este ano, e verão como tudo ganhará uma renovada dimensão.


Capricórnio
Com a Lua influenciando a energia deste ano, os capricornianos poderão ganhar um novo equilíbrio. Eles experimentarão dar espaço, também, aos seus sentimentos, e verão como suas ações poderão acontecer de maneira muito mais completa, tornando-se tão ou mais competente e responsável, para sua própria surpresa.


Aquário
Os ideais coletivos dos aquarianos poderão ganhar qualidade se eles conseguirem integrar emoção e razão. A Lua, regente deste ano, colaborará nesse sentido. Estes nativos abrirão a sua mente para esta outra dimensão da vida e verão como só tem a ganhar dando importância ao que eles mesmos sentem.


Peixes
Naturalmente sensíveis, as emoções dos piscianos ganharão uma importância ainda maior sob a influência da Lua. Eles sentirão a confirmação de que estão no caminho certo e embarcarão na sua essência e na da dos demais nativos.







quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Magia natural



A magia natural é direta e objetiva. Apesar de tudo o que possa ter ouvido, a magia não é algo sobrenatural, não natural ou mesmo alienígena. Ela está em nossos próprios quintais, em nossas casas; na própria essência de nossos seres. As forças da Natureza dão poderes à magia – e não aos demônios, "Satã" ou anjos caídos.

Um dos maiores mistérios da magia é que não há mistérios. Pelo contrário, eles estão constantemente se revelando ao nosso redor. O estudo de um simples botão de rosa, de uma folha de grama ou do sopro do vento por meio das folhas de uma árvore revelará tanto quanto, senão mais, sobre a verdadeira natureza da magia do que uma centena de empoeirados tomos renascentistas.

A Natureza é o universo em si. Não apenas seus poderes, mas também suas manifestações. Algumas dessas manifestações, como os espelhos, são artificialmente produzidas, mas estão ligadas e conectadas aos poderes da Natureza por intermédio de seu simbolismo.

Em nossa era cada vez mais automatizada, muitas pessoas se encontram isoladas do planeta que sustenta e mantém nossas próprias vidas. A verdadeira dependência que temos da Terra está esquecida. Muitos estão rompendo suas conexões com a Terra. Como resultado, este é um período de grande agitação, tanto nos planos individuais como no global.

A magia da Terra pode ajudar a descobrir, trabalhar e resolver muitas das pequenas crises e problemas que nos afligem atualmente enquanto indivíduos. Certamente não é uma solução simples para os problemas do mundo, mas pode trazer ordem a nossas vidas, e isso já é um bom começo.

Segundo o pensamento da magia, o corpo humano é o "microcosmo" (pequena representação) da Terra, que seria o "macrocosmo". A Terra é também o microcosmo do Universo. Em outras palavras, somos representações da essência do planeta e, por conseqüência, do Universo. Assim sendo, ao mudarmos a nós mesmos, mudamos a Terra e o Universo.

A magia é útil quando traz tais mudanças a nossas vidas e, dessa forma, à própria Terra, e tais mudanças devem ser positivas.

O objetivo de toda magia, trilhas ocultas e religiões místicas é a perfeição do ser. Embora isto possa não ser obtido em uma vida, é perfeitamente possível que melhoremos a nós mesmos. Este ato singular já faz com que a Terra se torne muito mais saudável.

Se praticar qualquer magia, seja ao desenhar um coração na areia, contemplar um espelho para antever o futuro, seja para atar um nó para auxiliar um amigo com problemas, tenha em mente os mais elevados aspectos de seus trabalhos. Você está melhorando o mundo e ajudando a curá-lo das terríveis mazelas que sofreu por nossas mãos.

É isso que torna o praticante da magia natural verdadeiramente divino.

Fonte: 'Magia Natural: Rituais e Encantamentos da Tradição', de Scott Cunningham

Como fazer magia?





A Magia é uma Arte antiga, na verdade tão velha quanto o Homem e (de um jeito ou de outro) vem sendo praticada até hoje...

Costuma ser definida de mil maneiras diferentes, entretanto, há um consenso, entre os estudiosos do oculto, quanto à sua "essência", pois, em geral, estes a explicam como sendo uma "força" que combinaria a "energia psíquica" com a vontade do mago para provocar as "modificações" desejadas por este.
Trocando em miúdos, o magista conseguiria levantar uma ponta do véu que ainda encobre certos segredos da Natureza e, teoricamente, poderia usá-los em seu próprio favor. Ou do próximo...
Éliphas Lévi, um velho magista do século IX, afirmava que qualquer magia é sempre absolutamente natural e, nem poderia ser de outra forma, porque a MAGIA é regida pelas mesmas leis que regem a Natureza e o próprio Homem como um todo.
Neste caso, em si mesma não teria "cor" alguma, pelo simples fato de ser tão neutra como qualquer outra força existente na Natureza.
Portanto, se você ouviu falar em "magia branca" e "magia negra", trate de esquecer. Magia é magia e ponto final. Sua "cor" sempre será unicamente determinada pela vontade do operador, suas intenções e sensações.
Por isso, os pequenos altares domésticos dos praticantes da Arte, basicamente procuram representar a síntese destas forças naturais e a integração do operador com elas.
( http://bruxariaemagia.sites.uol.com.br/)

 Pode-se Fazer o Mal Através da Bruxaria?
Todos os que interessam-se ou praticam a ciência do ocultismo, procuram o conhecimento em busca de formulas que possam satisfazer os seus desejos e melhorar a sua vida e o seu entorno.
Ao menos este deveria ser o propósito único que “norteara” os seus corações…
Mas como nem sempre é assim, não publicarei nada que a meu parecer possa levar alguém a fazer dano a si mesmo ou a outras pessoas, assim como também prejudicar o equilíbrio cósmico, pois também seria um error de minha parte, e cada vez que alguém usar a magia aprendida aqui para fins obscuros ou egoístas, a “Lei de transfer “, também me alcançaria, fazendo-me menos feliz, até que finalmente minha vida se transformaria num caos.
Muitos estarão pensando: “então as Bruxas Ancestrais também lhe ensinaram como fazer o mal…”
A verdade é que depois de que nos conectamos com os Poderes Maiores, acedemos a um vasto mundo espiritual, onde se pode aprender sobre qualquer coisa que a gente deseje, desde cozinhar até a armar um computador, ou construir uma bomba atômica.
Ou seja, que fazer o mal, ou saber como fazê-lo, é muito simples, basta que a gente o deseje; mas como tudo, esta possibilidade tem as suas vantagens, e as suas desvantagens.
Quando se acede ao mundo espiritual, se o fazemos da forma correta, procurando o bem e a evolução da humanidade, e do planeta como um todo, o primeiro que aprendemos é sobre o equilíbrio em si mesmo.
 
Tudo no Cosmos é equilíbrio: onde está a Luz está a Sombra, onde está o bem está o mal, se ha dereita ha esquerda, se existe encima existe embaixo, se ha preto ha branco e assim indefinidamente.
Sendo assim, no momento que compreendemos a lição sobre o equilíbrio e as conseqüências de quebrá-lo, nos é permitido aprender sobre as leis que regem a Magia Sagrada.
Depois disso, somente depende do nosso livre arbítrio o que façamos, e temos a liberdade de fazê-lo, sempre e quando sejamos conscientes de que vamos gerar conseqüências, que afetarão nossa vida de forma inexorável.
Por isso posso dizer que se pode fazer tanto o bem como o mal, através da bruxaria, com poucas coisas, somente dependendo do grau de conhecimento que tenhamos, das leis que regem a Magia Sagrada.
Acredito que isso responde a pergunta sobre se as Bruxas Ancestrais ensinaram-me a fazer o mal ou não.
Agora que esclareci o ponto sobre a bruxaria usada para o bem e/ou o mal, devo dizer que existem os tempos necessário, para obter os resultados dos rituais que se façam, e que concretizam-se mais fácil e rapidamente se trabalhamos a favor da corrente cósmica, ou seja em harmonia com o cosmos, e isso implica em conhecer os ciclos da Lua, o Sol e os Planetas.
Obviamente o fato de que não se observem essas condições, não significa que não funcionará o feitiço, somente pode demorar mais do que previmos ou precisamos.
Por minha parte, sempre procuro atuar na Lua mais favorável, e na hora e o dia mais adequados, pelo planeta de referência.
Também não trabalho as quintas-feiras ou na hora de Júpiter, pois pelo que sei, Júpiter, o Grande Benéfico do Universo, aumenta o que já temos, mas nos toma o pouco que já tenhamos adquirido; isto sempre falando do assunto pelo qual trabalharemos.
Mas… isso fica a critério de cada um.
( http://magiabruxa.com)

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

As três faces da Deusa

Olá a todos!

Fiquei um tempinho sem postar por aqui, devido ao encerramento de um ciclo de minha vida. Uma fase que terminou e uma outra que inicia agora. Sei que algumas pessoas estavam aguardando uma nova postagem e eu estava também cheia de saudades, então aí vai um assunto muito rico e importante. Bençãos da Deusa para todos!



A conexão com a Deusa é um processo vital na Religião. A Deusa é a Grande Criadora e Mantenedora da vida. É através dela que todas as coisas provém e a Ela tudo um dia retornará.
Segundo a crença pagã, a Deusa possui 3 faces: A Donzela, a Mãe e a Anciã. As 3 faces da Deusa estão ligadas às 3 fases da Lua, que são as Luas Crescente, Cheia e Minguante, e os 3 ciclos de nossa vida, que são a infância, a maturidade e a velhice.
Entrar em contato com as faces da deusa significa saber o que esse período pode nos trazer de positivo, e o que aprendemos e poderemos aprender com eles.

DONZELA

Dentre as 3 faces da Deusa, a Donzela é a mais jovem, relacionada com os descobrimentos e os aspectos mais criativos de nossa personalidade. Ela é a inocência e despreocupação, a alegria de viver. Está associada com a primavera e é vestejada em Ostara.

O termo Donzela não se refere ao sentido sexual, mas sim ao aspecto de inocência e independência. A Donzela é a dona e responsável por si mesma. Este é um sentido quase inconcebível de pensar em uma sociedade patriarcal, mas que era muito compreendido e aceito entre as sociedades primitivas.

Os nomes recebidos pela Donzela variam de acordo com as distintas culturas em que a encontramos. Exemplos:

Ártemis: Deusa romana dos bosques e da caça, tida a eterna virgem.
Perséfone: Também conhecida como Prosérpina, cujo nome justamente significa donzela. É a filha de Deméter e foi raptada por Hades; reina junto com ele no Submundo, lembrando-nos assim o outro aspecto da deusa: A Anciã.
Rhianon: Deusa celta que saiu do Submundo, que a relaciona com Perséfone.

Rituais que usam a face Donzela da Deusa

- Qualquer novo início, ou até mesmo esperanças e planos para novos começos;
- Quando assumimos um trabalho novo ou planejamos solicitar um novo trabalho;
- Durante os "primeiros passos" das novas idéias;
- Sempre que você planeja ou começa um ciclo completo em sua vida;
- Quando se muda para uma nova casa ou apartamento;
- Ao entrar em uma nova escola ou voltar a estudar depois de um longo tempo;
- Qualquer jornada que esteja conectada com mudanças antecipadas;
- Começo de uma relação nova, de amor ou amizade;
- Planos para engravidar;
- Nascimento de uma criança;
- A primeira menstruação de uma menina;
- O início da puberdade de um menino.


Os animais associados ao aspecto Donzela da Deusa são os cervos e qualquer outro animal silvestre.
O aspecto Donzela da  Deusa representa a mocidade, a excitação da conquista dos desejos, a novidade da vida e da magia. Na idade humana ela estaria entre a puberdade e os vinte anos. As cores Dela são suaves e claras, como branco, cor-de-rosa e amarelo.

MÃE

A  face Mãe da Deusa é tida como a eterna doadora de vida. Esta foi uma das primeiras representações religiosas expressa pelos seres humanos.
É a esse aspecto da Deusa que estão associados todas as imagens que foram encontradas em escavações de sítios arqueológicos, como a Vênus de Willendorf. Algumas imagens mitológicas atribuídas à Mãe são tidas tanto como criadoras quanto destruidoras. Podemos ver isso como a própria Natureza em todos os seus aspectos. Existe numerosos exemplos que poderiam ser associados ao aspecto da Deusa.

Os nomes recebidos pela Mãe variam de acordo com as distintas culturas em que a encontramos. Exemplos:

Deméter: Encarregada da fertilidade da terra e das colheitas.
Ísis: Chamada também de a Grande Mãe Criadora e Doadora de Vida.
Badb: A Deusa celta que forma uma trindade junto com Anu e Macha. possui um caldeirão como símbolo do ventre.
Freya: Considerada a líder das Disir, as matriarcas divinas. Está intimamente ligada a magia e aos gatos.

Todos os rituais que usam a face Mãe da Deusa

- Projeto de alegria e conclusão;
- Quando o parto está próximo;
- Necessidade de força para finalizar algum assunto ou situação mal resolvida;
- Benção e proteção. Especialmente a mulheres que são ameaçadas por homens;
- Direção em decisões na vida;
- Matrimônio;
- Achando ou escolhendo uma companheira ou companheiro;
- Escolhendo ou aceitando um animal. Proteção de vida aos animais;
- Fazendo escolhas de qualquer tipo;
- Buscando por períodos de paz;
- Intuição ou desenvolvimento psíquico;
- Direção espiritual.

A Mãe é aquela que se volta para nutrição, a preocupação e a fertilidade; é uma mulher no início da vida e no cume de seu poder. Ela protege e assegura a justiça. Na idade humana, seria uma mulher por volta dos trinta anos. As cores Dela são um pouco mais fortes que as da Donzela, como vermelho, verde, cobre, púrpura, azul.
Os animais associados ao aspecto Mãe da Deusa são o gato e a pomba.


ANCIÃ

Sem a Donzela não há começos, sem a Mãe não há vida e sem a Anciã não há o fim. A Deusa Anciã é o aspecto menos compreendido e o mais temido, já que nos leva inevitavelmente a refletir sobre a morte.
A Anciã foi reverenciada nas antigaws culuras como regente do submundo, visto antigamente como um lugar de descanso das almas entre as reencarnações. Obviamente todos nascemos e morremos e a função da Deusa Anciã é nos acompanhar durante a última etapa de nossa vida, preparando-nos para o Outro Mundo.


Os exemplos associados a Deusa Anciã são:

Hécate:  Entre os gregos chamada durante a idade média de a Rainha das Bruxas, era uma divindade do Submundo e da Lua, adorada nas encruzilhadas, onde se faziam sacrifícios em sua homenagem.
Hel: Deusa germânica do Submundo. Segundo os mitos, era a Ela que retornavam todos os mortos ao fim de sua existência.
Morrigu: Deusa celta dos mortos, que também regia as guerras. Tem um aspecto triplo em si mesma e às vezes era chamada de "As três Morrigans".

Temas de rituais que usam a face Anciã da Deusa:

- Relações, trabalhos, amizades que estejam terminando;
- Menopausa ou sintomas de envelhecimento;
- Divórcio;
- Um reagrupamento de energias necessárias para o término de um ciclo de atividades ou problemas;
- Tranquilidade antes de pensar em novas metas e planos;
- Mudança de habitação ou trabalho.

A Anciã é a sabedoria da idade avançada. Ela é a Bruxa e Conselheira. Preocupa-se com a donzela e com a Mãe. Ela é lógica e pode ser terrível em sua vingança. Na idade humana, ela teria aproximadamente 45 anos ou mais. Dos três aspectos, o mais difícil de ter correspondência com a idade humana é a Anciã. As cores tradicionais dessa face são o preto, cinza, púrpura, marrom ou azul noite.
O aspecto negro da Deusa nos ensina que, assim como tudo na Natureza se move em ciclos, nossa vida segue o mesmo fluxo, e devemos aceitar a morte como uma passagem a outro estado, tão válido e parte da vida quanto o próprio nascimento. Os animais associados à Deusa Anciã são a coruja, o corvo e o lobo.




Não sei a autoria do texto, mas caso alguém saiba, é só me informar que notifico aqui...Bju


quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Identidade: BRUXA!


 

Alguns conceitos mudaram desde o meu primeiro contato com o mundo pagão.

De início, a maioria das pessoas se intitulava bruxa com muita naturalidade e até com certo orgulho. Para muitos era como se ser bruxa ou bruxo fosse mesmo um título.

Como bruxas, nos sentíamos diferentes, especiais, originais, dotadas de um conhecimento que nem todo mundo tinha.


Talvez esse quadro tenha se formado em razão da bibliografia à disposição. Os livros relacionados à Bruxaria tratavam de enaltecer o ser bruxa, filha da terra, mulheres que operavam sua alquimia na cozinha, entre os temperos e as panelas.
Todas as mulheres que, de alguma forma, se identificasse com as poéticas palavras dos livros passava a se autodenominar bruxa.
Depois de um tempo, houve quem levantasse a bandeira do não-bruxa dentro do próprio Paganismo. O argumento era que a palavra 'bruxa' fora usada como forma de estigmatizar pessoas, carregada, portanto, de uma conotação terrível e de baixa energia. Sendo assim, não seria o mais acertado usarmos a palavra 'bruxa'.


Nesse meio tempo, havia aqueles que defendiam que bruxa que é bruxa pratica Bruxaria. Trata-se, portanto, de uma religião. Dessa forma, impossível dizer que uma bruxa possa rezar o terço católico ou benzer usando preces cristãs ou de outra religião.


Pois bem, o tempo foi passando e nem precisou de muito tempo para que as pessoas acabassem, cada qual, seguindo seu rumo, umas desistiram de se autodenominar bruxas, outras acabaram por defender a Bruxaria como religião, outras 'esqueceram' a Bruxaria e passaram a se autodenominar 'caminhantes' ou, simplesmente, 'pessoas comuns'.


Então eu acabo, hoje, por me perguntar o que de fato é uma bruxa.

Pensei um pouco e cheguei a muitas conclusões, dentre as quais que, de certa forma, cada um desses pontos-de-vista tinham (ou têm) lá suas coerências.

Vamos falar do primeiro... AS BRUXAS QUE POETIZAM.

Nada mais poético e mágico que transformar a nossa casa, em especial a nossa cozinha, em um depósito de feitiços, encantamento e sonho.

Eu, muitas vezes, lendo alguns livros das bruxas que poetizam, me deliciei com a forma divertida, poética e mágica de descreverem o sentir bruxa, o viver bruxa. Me identifiquei muitas vezes, aprendi uma porção de coisas com aquelas palavras doces e cheirosas.

Para mim, as bruxas que poetizam têm a magia do viver a terra, possuem a graça e a força da Deusa, nos ensinam muito com esse lado poético, tratando a Bruxaria como ela deve ser tratada: como Arte.
Já AS BRUXAS QUE SE ESCONDEM... (eu acredito piamente que tem gente que esconde o jogo!) possuem características muito interessantes.

Já ouvi dizer, ou li em algum lugar, que bruxa que é bruxa não diz que é bruxa.

Essas pessoas que não querem o rótulo de bruxas, em minha opinião, não se curvam diante de rótulos, não procuram se dizer ?bruxas? para receber aplausos ou para ter um séquito. O que para mim tem tudo a ver com ser bruxa. Uma bruxa mesmo não precisa de rótulos, não precisa de seguidores.

A Bruxaria não prega o proselitismo.

O terceiro grupo, o das BRUXAS ATIVISTAS, talvez seja o mais forte dos três grupos.
Essas bruxas defendem sua Arte, exigem respeito, dão a cara à tapa, vão à luta pela sua Religião. Vivem, respiram Bruxaria e são ativas, reúnem pessoas para falar da Deusa e do Deus, esclarecem.

Existe muita confusão quando o assunto é Bruxaria...
As bruxas ativistas são, talvez, as que mais trabalhem em favor da Bruxaria, pois procuram desmistificar e tirar das sombras a Arte.

Vejo nos três grupos coerência e tenho minha opinião sobre se chamar ou não de bruxa. Mas procurei aqui levantar uns questionamentos acerca desse tema porque, de fato, creio que tudo o que nos separa é infinitamente menor daquilo que nos une. E isso quem disse foi Doreen Valiente.


Tenho amigos no grupo dos que poetizam, amigos no grupo dos que se escondem e amigos no grupo dos ativistas.
Cada qual com suas razões e seus argumentos para discordar ou concordar uns com os outros.


Mas, para mim, todos estão vivendo o Paganismo, ou Neopaganismo, cada um à sua maneira.


Ser bruxa, ser pagã, ser caminhante, ser uma pessoa comum... Cada um que assuma sua postura (ou não assuma), cada um que se denomine como quiser (ou não se denomine), mas que o façam em prol de algo maior, seja uma crença, uma ideologia, uma filosofia, uma religião, uma postura.


Meu desejo é que o Paganismo brasileiro seja mais unido em sua diversidade, que possamos conviver com o diferente, com aquele que pensa diferente.


Esse é, para mim, o mais importante e é o que nos identifica.


Eu opto por me identificar como BRUXA, mas dependendo da pessoa que pergunta eu me recolho porque não sou dada a ter gente pendurada pedindo feitiços ou iniciações. Portanto eu também opto por me esconder de vez em quando, apesar da minha identidade de bruxa.


E também gosto de poetizar e gosto do ativismo. De vez em quando eu desato a escrever (com certeza não tão bem como muitas bruxas que poetizam) e de vez em quando eu desato a defender a minha Religião, com questionamentos sempre, pensando e agindo.


Posso viver todo esse (falso) antagonismo?


Sou diferente de alguns... Mas será que somos assim tão diferentes?


Eu fico a me perguntar.

Beijos e Bênçãos,
Lua Serena 
 http://caldeiraodecirce.blogspot.com

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Chakras, definições



  O QUE SÃO CHAKRAS (VÓRTICES)?

Sinônimia: Chacras, Vórtices, Centros Vitais, Centros Energéticos, Canais energéticos, Centros de força, Discos energéticos, Cones energéticos, padmas, transdutores de energias, etc.

Origem: A palavra chakra vem do sânscrito e significa roda, disco, centro, plexo. Nesta forma eles são percebidos por videntes como vórtices (redemoinhos) de energia vital, espirais girando em alta velocidade, vibrando em pontos vitais de nosso corpo. Os chakras são pontos de intersecção entre vários planos e através deles nosso corpo etérico se manifesta mais intensamente no corpo físico.


São centros energéticos existente no corpo etérico de um ser vivo, esses centros transportam e manipulam correntes eletromagnéticas ou etéricas (energia vital – Prana) que se manifestam por meio no plano etérico.
 
Chakras são, segundo a filosofia yoga, dentro do corpo humano existem canais (nadis) por onde circula a energia vital (prana) que nutre órgãos e sistemas.

Natureza: Os chakras são de natureza  etérica, mas existem os  chakras astrais e os chakras do corpo Mental.
 
A natureza ambiental no qual os chakras se manifestam, deve ser plenamente entendida, é preciso entender que o homem é um complexo de processos indispensáveis que atuam um sobre o outro. Nenhuma experiência física deixa de ser acompanhada por uma reação emocional, por uma interpretação mental.
 
Etérico:
Cada partícula física possui em contrapartida uma partícula etérica, daí a expressão "duplo etérico".
 
Que possui 4 camadas, desde a mais densa interpenetrada no corpo físico até 1 cm aproximadamente, até a mais afastada de natureza mais sutil próxima a astral.
 
O etérico é de natureza material, e está mais próximo a matéria física. Por isso com treino pode ser percebido pela visão física.
O homem se expressa na vida física através de um tríplice mecanismo: O etérico (vital), o astral (emocional) e o Mental.
 
A função mais importante do  corpo etérico é a transferência de energia vital ou de vitalidade do campo universal para o campo individual (macro para o micro).
O etérico também atua como um elo de ligação entre o plano físico com o plano astral e o plano mental.

Utilidade dos Chakras:
 
Os chakras são centros, órgão suprafísicos, através dos quais as energias dos diferentes campos sincronizados e distribuídas ao corpo físico.
Os Chacras são vórtices como se fosse um redemoinho um ciclone em miniatura que faz circular as energias numa determinada vibração. Temos no corpo humano mais de 88.000 chakras, porém temos uma ordem em importância, tais como as Metrópoles, cidades grandes, cidades pequenas e vilas.

Nesta ordem temos 7 chakras Magnos, 21 chakras grandes e demais se dividem em médios e pequenos. Os chakras magnos estão situados nos plexos (rede ou interconexão de nervos, vasos sangüíneos ou vasos linfáticos.
 
Cada um dos veículos (corpo etérico, corpo astra e corpo mental)  possui chakras. Na literatura indiana os chakras também são chamados de Lótus pela sua forma que lembra uma flor com pétalas.

  CORES IRRADIADAS PELOS VÓRTICES:  
 
Todos os vórtices irradiam basicamente três cores, que são energias eletromagnéticas de distinta freqüência ou longitude de onda. Estas 3 cores básicas: Vermelho, Azul e Amarelo. A sua combinação ou fusão determina uma grande quantidade de tons e matizes, tanto secundários quanto terciários.


 CARACTERÍSTICAS DOS 7 CHAKRAS MAGNOS:


hakras Localização
Cor
Básica
Nota Musical Ondas (Hertz)
Coronário Cabeça Violeta 0,40 Micra
Frontal Fronte Azul índigo 0,44 Micra
Laríngeo Garganta Azul Claro Sol 0,47 Micra
Cardíaco Coração Verde 0,52 Micra
Umbilical Plexo Solar Amarelo Mi 0,58 Micra
Esplênico Baixo Ventre Laranja 0,66 Micra
Radico Base Coluna Vermelho 0,08 Micra



Chakras Poderes com os chakras Abertos Elemento
Coronário Clarividência Mediunidade Universo cósmico
Frontal Clarividência Todos
Laríngeo Clariaudição / Clariolfatismo Éter
Cardíaco Amor Universal Ar
Umbilical Plano Astral Fogo
Esplênico Dominio dos Elementais Água
Radico Força Kundalinica Terra



Por http://www.espiritualismo.hostmach.com.br









quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Banhos de ervas


Os banhos de erva trazem força para o dia-a-dia. Eles atuam no corpo, influenciam no equilíbrio energético, limpam, renovam e reforçam intenções e necessidades.

 Além da variedade de banhos compostos, há os banhos só de águas. Como é bom um banho de cachoeira, de chuva, de mar...
O uso de banhos vem da antigüidade.
Inúmeras culturas utilizam os banhos como repositor de energias, como relaxantes, como descarregos, como tratamentos de saúde, etc.
É uma verdadeira terapia, pois os vegetais e seus derivados (flores, frutos, folhas, sementes, raízes, caules, raspas de casas, etc), e as suas notórias propriedades terapêuticas e curativas são absorvidas pelos poros por onde acessa a corrente sangüínea e percorre todo o organismo, e também pela
aromaterapia (através do olfato, sistema respiratória), agindo portanto, de dentro para fora e de fora para dentro simultaneamente. Os resultados...bem essas  a gente já conhece.

  Todos nós temos ao redor do nosso corpo físico um campo eletromagnético, composto por corpos sutis, que se denomina aura.
  As auras das pessoas e dos lugares funcionam como antenas que recebem e enviam mensagens entre si, que são decodificadas através da nossa intuição.

  Quando passamos por situações estranhas, energias desequilibradas se agregam à nossa aura e permanecem lá por muito tempo provocando doenças.

  Quando tomamos um Banho de Ervas limpamos a nossa aura fazendo com que ela volte a funcionar normalmente e harmonizando os nossos chakras que são túneis por onde entram as energias no nosso corpo físico.

  Cada planta tem características próprias que interagem com as nossas energias provocando as mudanças necessárias. As ervas podem limpar, energizar, melhorar nossa auto-estima, tirar nosso cansaço, etc...

Coloque num saquinho de linho ou algodão brancos 200 g de ervas frescas ou 100 g de ervas secas. Feche-os com fitas coloridas, que têm significado: verde é para o banho relaxante, laranja para o energizante, branca para o de limpeza, vermelha para o do amor, cor-de-rosa para o de acolhimento", diz ela.
Se o banho for de imersão, o saquinho é colocado direto na banheira com água quente. No chuveiro, as ervas, já dentro do saquinho, devem ser postas em infusão (em 2 litros de água quente por cinco minutos) e joga-se essa mistura no corpo. É possível também fazer uma espécie de capa para o chuveiro, de forma a prendê-la em volta do mesma, já com as ervas dentro. Depois do banho normal, coloca-se a capa com as revas e liga-se o chuveiro novamente. É importante também mentalizar uma intenção durante o banho. Aqui, você encontra as misturas de ervas e a sugestão de uma mentalização - isso ajuda a liberar pensamentos negativos, facilita a conexão com o ritmo pessoal e com esse ritual revigorante.

  Relação de ervas e suas propriedades:

       * Arnica - afasta a negatividade
       * Abre Caminho - novas forças
       * Açúcar - aceitação
       * Alho (palha) - proteção
       * Alecrim - clareza mental
       * Alpiste - prosperidade
       * Arruda - proteção
       * Anis Estrelado - aumenta a auto-estima
       * Água-de-arroz - calmante
       * Água-marinha (planta) - limpeza
       * Alfazema - mudança
       * Bulbo de cebolinha - tira o cansaço
       * Comigo-ninguém-pode - defesa
       * Camomila - limpeza (bactericida)
       * Canela - limpeza, força e prosperidade
       * Cravo da Índia - estimulante
       * Crizântemo branco - calmante
       * Crista-de-Galo (sementes) - calmante (hipertensão)
       * Contas de Rosário - concentração
       * Cenoura (folhas) - fraqueza
       * Dente-de-Leão - tristeza e anti-tóxico
       * Erva doce - boas energias
       * Espada de São Jorge - proteção
       * Folha de Pinheiro - limpeza
       * Folhas de Pêssego - dissolve densidades acumuladas
       * Folhas de Limão - corta energias negativas
       * Folhas de Manga - prosperidade
       * Folhas de Louro - prosperidade
       * Fumo - proteção
       * Flor de sabugueiro - calmante
       * Guiné - proteção e força
       * Girassol (sementes) - acelera as mudanças
       * Guaraná - aumenta as energias
       * Hortelã - aceitação
       * Inhame - força e limpeza
       * Levante - força, melhorar a auto-estima
       * Losna - corta a negatividade (raivas)
       * Macela - calmante (bom para insônia)
       * Manjericão - equilíbrio, renova as células do organismo
       * Pitanga (folhas) - melhora a circulação
       * Rosas brancas - limpeza
       * Rosas vermelhas - energia
       * Sementes de tangerina - para dores na coluna
       * Sálvia - rejuvenecimento


  Banho de limpeza

Para momentos de sobrecarga emocional, depois de discussões ou quando os pensamentos negativos são muito recorrentes.

Mil-em-ramas - Tem efeito tônico, revitalizante, digestivo. Como uma esponja, absorve as energias negativas.
Arruda - No caso dos banhos, não tem função medicinal, mas age como protetora e purificadora do corpo e da mente. Libera inveja, mau-olhado e negatividade.
Guiné - Também ajuda na limpeza energética e deve-se usar poucas folhas na mistura.
Alfazema - Tem efeito antidepressivo, anti-séptico calmante e relaxante.
Ajuda a limpar o astral e traz tranqüilidade.
Malva - Calmante, evoca proteção e equilibra as emoções.
Hortelã - É adstringente, analgésico, antidepressivo e anti-séptico. Purifica, protege, atrai amor e saúde.

Mentalização: imagine que você está embaixo de uma cachoeira ou num rio cristalino. Pense que a água está levando embora tudo o que o impede de prosseguir na vida com calma e alegria.

 Banho para o amor

Para atrair um novo romance ou celebrar uma união duradoura, sela a cumplicidade e desperta o desejo e a paixão.
7 pedaços de maçã - Fruta doce e suculenta.
4 sementes de maçã - Para que a afetividade e a vida a dois germinem.
4 pedaços de canela em pau - Afrodisíaco.
3 rosas vermelhas - Flores da paixão.
Jasmim - De perfume doce, protege o casamento e o namoro e preserva a individualidade dos parceiros, para que a união seja harmoniosa.

Opcional: na banheira, acrescente 15 gotas de óleo essencial de ilangue-ilangue, afrodisíaco.
Envolva tudo num saquinho de crochê, simbolizando o cuidado e a delicadeza da relação. Amarre com fita vermelha e coloque na banheira com água quente.
Ou deixe o saquinho em infusão em 2 litros de água e jogue no corpo, ao final do banho.

Mentalização: pense na pessoa amada junto de você, nas muitas maneiras de trocar afeto com ela. Firme a intenção de que a relação seja construtiva, de forma que cada um mantenha sua individualidade.

 Banho de acolhimento

Para momentos de perda, de grande carência afetiva ou quando haja a necessidade de colo e compreensão incondicional.
Camomila - Calmante e sedativo, alivia a tensão pré-menstrual. Erva associada a abundância, amor, purificação e proteção. Se não tiver flores secas ou frescas, use 15 gotas de óleo essencial de camomila para cada 8 litros de água.
Melissa - É calmante, analgésico, regula a pressão arterial, fortifica. Desperta a doçura e proporciona conforto, sono tranqüilo, acolhimento maternal.
Mirra - Purificador, revitalizante, calmante e estimulante. Ajuda a expressar seus dons e a perceber os aspectos sagrados do cotidiano. Faz vibrar a compaixão e seda o medo de mudanças.

Mentalização: imagine que você está no colo de alguém muito querido e que essa pessoa (pode ser a mãe, a avó ou outra figura materna) o recebe de braços e coração abertos, sem julgar ou questionar o que causa o sofrimento.

 Banho relaxante

Para tensão, dores musculares ou após fazer muito esforço físico, como no caso dos atletas.
Tomilho - Relaxante muscular, digestivo, regulador intestinal, broncodilatador. Purifica as energias e desperta as boas vibrações.
Arnica -Antiinflamatório, sedativo, relaxante muscular. Energeticamente, traz clareza e ativa a prosperidade.
Erva-baleeira - Tem propriedades antiinflamatórias e é considerada uma erva de proteção.
Sal grosso - Adicione às ervas 2 colheres de sopa de sal grosso, para banho de imersão, ou 1 colher de sopa, para a infusão.

Mentalização: enquanto está na banheira ou no chuveiro, imagine que as tensões e cobranças do cotidiano estão se dissolvendo, que todo o corpo está relaxando e que você terá um descanso profundo.

 Banho energizante

Para desânimo, depressão leve, cansaço, falta de energia física.
Alecrim - Antidepressivo, analgésico, estimulante e digestivo. Traz proteção, amor, purificação, saúde.
Manjericão - É relaxante, antigripal, fortificante. Desperta perdão e clareza.
Malva - É calmante e cicatrizante. Protege as emoções.
Sálvia - Estimula a digestão, é antidepressiva. Fortalece a saúde.
Canela (use no banho 3 pedaços de canela em pau. Ou em pó, 1 colher de sopa rasa) - Tem efeito tônico e revigorante.

Observação: em caso de problemas renais, evite usar a canela.

Mentalização: imagine que os raios de sol estão penetrando em seu corpo através do plexo solar (localizado na boca do estômago). Com os pés bem apoiados, pense que sua energia está sendo renovada, que a vontade e o desejo estão ressurgindo em todo seu ser.

Paz e Harmonia

Banhos Perfumados

Banho pra começar o dia - refresca e revigora

1 gota de o.e. de hortelã pimenta (o.e.= óleo essencial)
4 gotas de o.e. de bergamota

Banho pra dormir - relaxa para o sono

1 gota de o.e. de camomila
4 gotas de o.e. de lavanda

Banho afrodisíaco - não precisa dizer nem pra que...

1 gota de o.e. de ylang-ylang
4 gotas de o.e. de sândalo
1 gota de o.e. de jasmim

Advertências:
Na presença de gravidez, pressão alta, problemas respiratórios, circulatórios, sensibilidade cutânea e doenças graves, consulte o aromaterapeuta antes da aplicação.
Alguns dos óleos descritos possuem contra indicações.

  Banhos da Felicidade

Esses banhos vão te ajudar a ter mais felicidade, mas lembre - se faça sempre esses banhos com carinho, mente serena, corpo tranquilo, sem stres.

· Junte em 3 litros de água morna 7 pétalas de rosas vermelhas bem perfumadas, 7 rosas brancas, 3 galhos de manjericão, 3 de alecrim, 3 gotas do seu perfume preferido. Coe tudo, e tome um banho com essa água e se seque naturalmente.

· Junte um punhado de açúcar, 5 pétalas de rosas brancas secas e uma palma de são Jorge em 3 litros de água já fervida, deixe esfriar e depois de coar, junte algumas gotas de seu perfume preferido e um punhado de sal grosso, joque do pescoço pra baixo.

· Coloque um pouco de alecrim, arruda, malva rosa, malva branca, manjericão, vassourinha e manjerona, pique em pedaços bem pequenos lave tudo em água corrente e coloque em 3 litros de água fervida, abafe tudo, quando estiver morno coe e após tomar seu banho habitual jogue no seu corpo e acenda uma vela branca oferecendo ao seu anjo de guarda.


Banho revitalizante

Num ida de lua minguante
3 litros de água
uma folha de espada de sâo jorge
arruda - macho
arruda - femea
guiné
rosas brancas
quebratudo
aguapé
hortelã
Ferva tudo, coe e faça o banho antes de se deitar. Recolha o que sobrar desse banho e jogue no lixo. Esse banho só pode ser feito por mulheres.

 Banho para desanuviar a mente

meio maço de Sálvia
nove folhas de louro
nove galhos de manjericão
três colheres de sopa de cravo (em pó é o ideal)

Ferver o louro com o cravo até que a água tonalize de amarelo, deixe esfriar e coloque numa bacia específica para banhos, macerando então as ervas frescas até que se pareçam oxidadas (fiquem esmagadinhas, escuras). Deixe em exposição ao luar, e acrescente uma peça de ouro, retirando no dia
seguinte e tomando o banho da cabeça aos pés.

Importante:
Devolva todo o material utilizado a natureza, deixando aos pés de uma árvore ou enterrando, a mesma que ofereceu parte de si com amor, agradece.

 Para Fartura e Prosperidade

4 litros de água mineral
6 paus de canela pequenos
1 colher de chá de noz moscada ralada
6 folhas de louro
1 colher de sopa de erva-doce ou funcho
6 moedas douradas ou uma peça de ouro
Pétalas de rosa amarela

Num dia de lua cheia, ferva a água e acrescente os demais ingredientes, exceto as pétalas da rosa amarela. Coe. Guarde as peças de ouro e as moedas. Deixe esfriar e antes de utilizá-lo, acrescente as pétalas de rosa. Tome o seu banho habitual e utilize a mistura derramando-a generosamente da cabeça
aos pés. Cubra a cabeça com uma toalha e vista-se sem enxugar-se, ou coloque um roupão.

 Para Sorte e Harmonização

4 litros de água mineral
2 colheres de sopa de óleo de amêndoa para o corpo
10 gotas de essência de rosas
Pétalas de rosa branca, lírio e angélica
1 quartzo branco bruto
1 quartzo rosa bruto
1 citrino bruto
1 ametista

Numa noite de lua crescente, coloque todos os ingredientes numa vasilha grande e deixe-a num local onde possa receber o frescor da noite e a luz da lua.
Na manhã seguinte, após o banho higiênico, banhe-se na mistura, comprimindo as pétalas de rosa sobre a pele do corpo. Não se enxugue. Vista-se com um roupão e enrole uma toalha nos cabelos. Vista-se com roupas claras.

Para Proteção Espiritual

10 ramos de alecrim fresco, sem os galhos
30 gotas de essência de verbena
1 punhado de sal grosso
4 litros de água mineral

Ferva a água, desligue a chama e coloque os ramos de alecrim e o sal grosso. Deixe esfriar. Macere o alecrim com as mãos, como quem esfrega uma roupa. Antes de utilizar o banho, acrescente as gotas de verbena. Banhe-se do pescoço para baixo e deixe a água secar naturalmente ou use um roupão.
Duas horas depois, tome uma chuveirada, se estiver sentindo um sono anormal.

 Para afastar o mau olhado

3 litros de água mineral
1 garrafa de cerveja clara

Misture a cerveja com a água e banhe-se da cabeça aos pés, após o banho higiênico. Enrole uma toalha na cabeça e vista-se sem enxugar-se.

Para retirar a negatividade

4 litros de água mineral
2 punhados de sal grosso
2 dentes de alho roxo cortados em cruz
5 galhos de arruda macho
5 galhos de arruda fêmea

Ferva a água com os dentes de alho cortados. Quando a água estiver morna, acrescente a arruda, tratando de macerá-la, até que esteja totalmente desfeita. Misture o sal. Deixe esfriar e coe. Use do pescoço para baixo, após o banho habitual. Passadas duas horas, tome uma chuveirada de água
morna ou fria. Faça na lua minguante.

Dicas Importantes

1 - Os banhos devem ser acompanhados de preces pessoais espontâneas e sinceras. Peça. Converse com Deus e com seus protetores espirituais. Os resultados são fantásticos. Se desejar, acenda uma vela branca para o seu anjo da guarda.

2 - As flores e ervas frescas não devem ser fervidas. O valor energético das mesmas se perderá.

3 - Caso não consiga flores e ervas frescas, você pode usá-las secas. Neste caso, poderá colocá-las em água fervente e abafá-las. Evite fervê-las.

4 - Se estiver sentindo frio, acrescente ao banho, já preparado, uma quantidade de água mineral quente.

5 - Os resíduos dos banhos devem ser devolvidos à natureza. Coloque os resíduos num jardim ou no mar. Não se joga no lixo flores e ervas utilizadas em banhos energéticos, pois, se forem devolvidas à natureza, servirão como adubo.

6 - Na verdade não existe mal algum em jogar uma mistura de sal grosso e água na cabeça. Afinal de contas, nós não tiramos a cabeça para entrar no mar, onde há maior concentração de sal que nos banhos de limpeza energética. O que causa desconforto e cansaço é manter o sal no corpo por muito tempo. Por isso, três horas após um banho com sal grosso, banhe-se apenas com água, caso use o banho da cabeça aos pés.

7 - Banhos preparados com ervas como arruda, comigo-ninguém-pode, espada-de-são-jorge e pára-raios não devem tocar a cabeça. Podem causar cansaço, letargia, dores e insônia. 


 
Por:
Mayra Keid
Magdala Guede
Glycia Gomes
Sibyla Rudana