Powered By Blogger

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Meus pais não querem que eu seja um/a bruxo/a!



Meus pais não permitem que eu estude Wicca porque nossa família é cristã e acham isso perigoso. Estou pensando em estudar escondido. Eu tenho um lugar onde posso esconder alguns livros, e talvez eu possa encontrar alguém para me ensinar de forma secreta. É o melhor, não é?
Resposta:
Não, não, mil vezes NÃO.
Se você é menor de idade, não importa o quanto seus pais estejam certos ou errados, eles são responsáveis por você e você deve respeitar a decisão deles. Se você decidiu se tornar Wiccano ou Neo-Pagão, é necessário que você converse seriamente com seus pais. Possivelmente eles (a) não saberão sobre o que você está falando (b) se oporão à sua escolha em função da sua própria doutrina religiosa ou (c) estão dispostos a permitir que você decida sobre a sua opção religiosa, desde que você o faça de forma responsável.
Se seus pais não tem noção alguma do que seja Wicca ou Neo-Paganismo, seria uma boa idéia informar-lhes a respeito. Mas antes, você precisa descobrir no que você realmente acredita. A Wicca e o Neo-Paganismo possui uma ampla gama de possibilidades, e você precisa se informar mais especificamente no que você está praticando, porque se não souber, como poderá explicá-la aos seus pais ou esclarecer as dúvidas das pessoas que lhe fizerem perguntas? Isso inclui a forma de prática, as deidades, a prática ou não de feitiços, sua crença na reencarnação e no pós-morte, etc...Você pode sentar-se com calma e conversar com eles de forma madura e responsável e isso inclui ter paciência se eles resistirem à sua decisão e não sair gritando simplesmente “Vocês não entendem!!!!”, muito menos bancar o rebelde sem causa, fugindo, batendo portas ou atirando objetos, pois isso não os fará reconsiderar a decisão. Se você for paciente, então já terá meio caminho andado.
Lembre-se que eles estão tão somente preocupados com a sua segurança, e eles estão muito corretos ao fazerem isto, portanto responda às perguntas deles com sinceridade. Saiba que há muitas pessoas mal-intencionadas que se aproveitam do interesse de pessoas em bruxaria, Wicca, e outras formas de culto para (a) tirar-lhes dinheiro (b) abusá-las sexualmente (c) matá-las. Portanto não confie na primeira pessoa que aparecer oferecendo-lhe iniciações ou ensiná-las, elas podem ser perigosas. E avise sempre onde e com que você está, este é o principal motivo para você não esconder da sua família sua opção religiosa. Lembre-se: Ser Wiccano é ser responsável! Se você for menor de idade e quiser começar a participar de algum encontro público ou de um covens, peça permissão aos seus pais e convide-os para acompanhá-lo. Assim eles ficarão mais seguros, conhecerão os demais membros do grupo e um pouco mais sobre sua crença. Explique a eles que isso não significa uma tentativa de convertê-los, mas que você quer que eles se sintam tranquilos.
Se seus pais proibirem sua decisão de mudar de religião, saiba que eles têm esse direito. Enquanto você for menor de idade eles tem total liberdade para permitir ou não que você pratique Wicca ou Neo-Paganismo, que leia livros sobre o assunto, que tenha um altar, ou que frequente as reuniões públicas. Se esse é o seu caso, há algumas coisas que você pode fazer, sem que precise desobedecer seus pais nem tenha de abrir mão da sua decisão de praticar Wicca ou Neo-Paganismo.
Em primeiro lugar não minta. Nenhum caminho espiritual deve ter um bom começo se ela estiver baseada em mentiras. Em segundo lugar, você pode estudar assuntos que estão ligados à Wicca e o Neo-Paganismo mas que não são tão específicas. Por exemplo, você pode começar com o estudo das mitologias, com o estudo das ervas e plantas, ler sobre História, astronomia,e também com o estudos de outras religiões, inclusive a dos seus pais. Lembre-se que o respeito passa pelo conhecimento. Ninguém consegue respeitar aquilo que não se conhece. E uma das características principais da Wicca e do Neo- Paganismo é o respeito à diversidade, inclusive da religiosa! Todos esses conhecimentos serão úteis no futuro. Se você possui livros sobre o assunto, guarde-os num lugar seguro, e quando você fizer 18 anos ou quando já estiver morando sozinho, poderá retomar seus estudos. Mas enquanto estiver vivendo com seus pais, respeite suas decisões.
Dez coisas para aprender além da Wicca
Talvez você tenha a sorte de ter pais que acham que a opção religiosa é uma decisão muito pessoal, e por isso não tenha maiores problemas ao contar-lhes a sua decisão. Ou talvez seus próprios pais são Neo-pagãos. Seja qual for as suas razões, sinta-se feliz por eles se importarem com o que você pensa e compartilhe informações com eles sempre que surgir oportunidade. Permita que eles acompanhe o seu crescimento e amadurecimento espiritual, as suas descobertas e suas dúvias. Eles certamente sentir-se-ão mais próximos de você.
Mesmo com a permissão de seus pais, pode ser que eles estipulem a você algumas regras e certamente esperam que você as cumpra. Talvez eles não se importem que você esteja fazendo feitiços, mas certamente não devem querer que você se queime com velas e muito menos que ponha fogo na casa! Portanto se eles disserem não para velas, obedeça. Se você desobedecer, estárá quebrando a confiança deles em você, e isso será muito pior que qualquer queimadura! Talvez eles aceitem que você estude e aprenda sobre Wicca, mas não permitem que você faça parte de um coven enquanto for menor de idade. Não saia sorrateiramente pé ante pé no meio da noite para se encontrar com o coven local! Lembre-se do que foi dito acima! Isso pode ser perigoso! Enquanto for menor de idade há várias formas de aprender sem necessitar de alguém que lhe ensine, muitos praticantes se tornaram sacerdotes e sacerdotisas Wiccanos sem nunca passarem pelas mãos de nenhum tipo de mestre. Além disso, a maioria dos Wiccanos são solitários. Há muitos livros disponíveis que você pode ler para aprender sobre a Arte, e caso sinta necessidade de conversar com alguém mais esperiente, há muitas listas de discussões na Internet das quais você pode participar e conversar com várias pessoas de todo o país.
Seja qual for o seu caso, lembre-se que a honestidade e a confiança é a base de tudo. Você pode não gostar das regras ou decisões que seus pais tomam por você. Mas enquanto for menor de idade e viver sob o teto de seus pais, você precisa obedecê-los. Mentir só vai piorar as coisas e irá dar razão às pessoas que atacam a Wicca e o Neo-Paganismo. Lembre-se que é dever de seus pais se preocupar com você. E é seu dever como filho, ouvi-los.
* Artigo traduzido e adaptado do original “My Parents Don't Want Me To Be Wiccan. Can't I Just Lie?” By Patti Wigington em About.com
Por Antigos caminhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário